terça-feira, 11 de março de 2008

REGULAMENTO GERAL DO EVENTO

REGULAMENTO GERAL

Projecto “Baixo Guadiana: Zona Desportiva de Excelência e Desporto para Todos”.


1. APRESENTAÇÃO DO PROJECTO
Enquadramento do projecto:

O projecto insere-se no Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal 2007 – 2013, no eixo 1 do Subprograma 5 – Cooperação e Gestão Conjunta para o Fomento da Competitividade e a Promoção do Emprego.

Parceiros fundadores :

· Câmara Municipal de Alcoutim;
· Câmara Municipal de Castro Marim;
· Câmara Municipal de V.R.S.A.;
· Câmara Municipal de Mértola;
· Ayuntamiento de Ayamonte;
· Ayuntamiento de Cartaya;
· Mancomunidad de Beturia;
· Associação ODIANA.

A Associação Odiana apresenta-se como Chefe de Fila do projecto.

Os principais parceiros associados:

· Associação do Desporto Escolar do Baixo Guadiana;
· Direcção Regional de Educação do Algarve;
· Instituto do Desporto de Portugal;
· Universidade do Algarve;
· RTA;
· AMAL;
· INATEL;
· Diputación de Huelva;
· Confederación Andaluza Federaciones Deportivas;
· Universidad de Huelva.

Todos os clubes/associações desportivas das duas zonas do Baixo Guadiana, poderão estar associadas, assim como, novas entidades, mediante decisão do Comité Organizador dos Jogos.

Filosofia do projecto

O projecto “Baixo Guadiana: Zona Desportiva de Excelência e Desporto para Todos” visa a dinamização desportiva, cultural, recreativa e social para toda a região transfronteiriça do Baixo Guadiana. Ambiciona-se uma afirmação e promoção da sua identidade para constituir um exemplo de fraternidade entre duas regiões fronteiriças e para todos os visitantes que passam por esta região.

Pretende-se, conjuntamente com todos os parceiros, escolas, clubes, organizações, instituições e outras entidades, organizar um programa de actividades e eventos desportivos, de lazer, recreação e convívio. Um programa aberto a todos os que queiram participar, num processo que visa responder às necessidades concretas dos diferentes grupos da população transfronteiriça, no domínio da sociabilidade, confraternização e intercâmbio.

2. ESTRUTURA INTERNA

O “Comité Organizador dos Jogos do Baixo Guadiana” é constituído por sete membros - um representante de cada parceiro fundador participante nos jogos. Durante os jogos, o Comité reunir-se-á em cada dia dos jogos.
As decisões do Comité irão basear-se, nos relatórios dos árbitros e do representante do clube ou entidade responsável na organização da actividade. Os referidos pareceres deverão apresentar-se no prazo máximo de 2 horas, após o final da actividade.

O Comité Organizador poderá actuar oficialmente, a qualquer o momento e sem sujeição a prazos. As equipas ou o simples participante, poderão solicitar a presença, como observador, de um membro do Comité para determinada actividade. A petição deverá ser apresentada , por escrito, à Comissão Executiva no dia anterior ao início da actividade.

Os Jogos do Baixo Guadiana realizar-se-ão anualmente, em Portugal e Espanha, durante o mês de Maio. As actividades poderão sofrer alterações de ano para ano, dependendo das condições de prática e propostas de actividades apresentadas. Qualquer clube ou associação desportiva do território do Baixo Guadiana poderá candidatar-se à organização de actividades, apresentando o seu projecto ao Comité Organizador dos Jogos que decidirá soberanamente.

A data, as actividades e a organização das actividades, para todos os efeitos, serão validadas e vinculativas a partir do momento da sua entrega às respectivas entidades ou clubes organizadores, podendo as mesmas ser consultadas na associação Odiana, nas sedes dos parceiros fundadores, na imprensa e no site do projecto.

3. PARTICIPAÇÃO

Para participar, individual ou colectivamente, deve preencher e enviar a ficha de inscrição disponibilizada pela organização, apresentando toda a documentação exigida e em conformidade com os regulamentos específicos de cada modalidade.

4. ORGANIZAÇÃO

A todos os participantes será entregue uma t-shirt dos jogos.
Nas actividades de modalidades com quadro competitivo, serão atribuídos prémios alusivos aos jogos (consultar o regulamento específico a cada actividade).
Haverá um seguro para todos os participantes e a organização divulgará um regulamento específico para cada actividade.

5. INSCRIÇÕES

Os indivíduos ou equipas que queiram participar nos jogos terão que proceder à respectiva inscrição, dentro dos prazos e nos locais estabelecidos no regulamento específico de cada actividade.
Para proceder à inscrição aceda a http://www.jdbguadiana.blogspot.com/ (versão portuguesa) ou http://www.juegosdbguadiana.blogspot.com/ (versão espanhola). Estes blogues foram criados com a finalidade de conter todas as informações relativas ao evento, na língua portuguesa e espanhola. Contêm cartaz, programa, actividades, regulamento, agenda e informações sobre o projecto e comité organizador. Também através dos seguintes sites poderá aceder a estes blogues e dispor de informação sobre os Jogos do Baixo Guadiana:

http://www.odiana.pt/
http://www.ayto-ayamonte.es/
http://www.ayto-cartaya.es/
http://www.cm-alcoutim.pt/
http://www.cm-castromarim.pt/
http://www.cm-mertola.pt/
http://www.cm-vrsa.pt/

ou no blog:

www.adebaixoguadiana.blogspot.com/


Cada ficha de inscrição poderá ser enviada à Associação Odiana por correio:
– Morada: Associação Odiana, Rua 25 de Abril, n.º 1, 8950 – 909 Castro Marim, Portugal;
- por fax: 00 351 281 531 080;
- por correio electrónico para jdbguadiana@odiana.pt
- ou depositada na sede do clube organizador da actividade cuja morada é indicada no regulamento especifico de cada actividade.
O Comité Organizador atribuirá um cartão de identificação a todos os participantes legalmente inscritos.
O Comité reserva-se ao direito de pedir a confirmação da idade ou de outros dados pessoais dos participantes antes do inicio das actividades com quadro competitivo, devendo cada participante fazer-se acompanhar do respectivo bilhete de identidade, ou fotocópia do mesmo.
Os participantes que, comprovadamente, residam na região, têm prioridade na inscrição em qualquer actividade dos Jogos do Baixo Guadiana

6. PROGRAMA PROVISÓRIO DOS JOGOS 2008
Pontualidade

As equipas e/ou participantes têm de se apresentar 30 minutos antes do início da actividade. Serão concedidos 15 minutos de tolerância, a partir da hora marcada para o começo do jogo ou actividade. Uma vez ultrapassado o prazo, o árbitro procederá ao preenchimento do relatório, fazendo constar as circunstâncias e atribuir “falta de comparência” à equipa ou participante, com a correspondente perda de pontos ou desclassificação.

Equipamento

Nas actividades colectivas, as equipas deverão apresentar-se com equipamento uniforme e com numeração.
A organização disponibilizará coletes, caso seja necessária uma diferenciação entre as equipas.

Adiamento

Durante o decurso das diferentes actividades, a Organização, quando existirem razões que o justifiquem, poderá adiar, suspender ou alterar datas e horários das actividades dos jogos ou efectuar alterações dos locais de actividades com prévia informação aos participantes.
As actividades adiadas terão que ser, obrigatoriamente, realizadas no dia, local e hora fixada pela Organização dos Jogos.

Reclamações

As equipas, os participantes poderão apresentar as reclamações que considerem oportunas ao Comité Organizador dos Jogos do Baixo Guadiana”.
As reclamações deverão ser apresentadas por escrito, contendo toda a informação considerada oportuna.
Em nenhum caso se efectuará juízos de valor sobre os árbitros, delegados, ou equipas rivais, caso contrário a reclamação não será aceite.
Os recursos deverão ser apresentados, no máximo, até duas horas após ter sido elaborada a acta do encontro em causa, onde considerem ter existido infracção.

Acções disciplinares

Todo o participante poderá ser objecto de sanção disciplinar, da advertência até a exclusão da actividade, por qualquer comportamento incorrecto no decurso dos Jogos, mesmo que não esteja a competir na modalidade para a qual estava inscrito.

7. CONTACTOS GERAIS

Todos os casos não contemplados no presente regulamento, serão resolvidos pelo Comité Organizador.

8. CONTACTOS GERAIS

Para informações complementares sobre cada actividade contactar:

- ASSOCIAÇÃO ODIANA. JEAN DIDIER. + 351 281 531 171. j.didier@odiana.pt . http://www.odiana.pt/
- CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOUTIM. EPIFANIO VICENTE. + 351 281 546 535 epifanio.vicente@portugalmail.pt . http://www.cm-alcoutim.pt/
- CÂMARA MUNICIPAL DE CASTRO MARIM. JORGE NEVES. + 351 281 510 749. neves.jojo@gmail.com . http://www.cm-castromarim.pt/
- CÂMARA MUNICIPAL DE V. R.STº ANTÓNIO.FILIPE SANTOS. + 351 281 510 960. filipe.santos@cm-vrsa.pt . http://www.cm-vrsa.pt/
- CÂMARA MUNICIPAL DE MÉRTOLA. HUGO FELICIO. + 351 610 100. hugo.felicio@cm-mertola.pt . http://www.cm-mertola.pt/
- AYUNTAMIENTO DE AYAMONTE. JOSÉ A. SUSINO. + 34 959 321 728 deportes@ayto-ayamonte.es . http://www.ayto-ayamonte.es/
- AYUNTAMIENTO DE CARTAYA. JUAN FALCÓN PÉREZ. + 34 959 393 930. deportes@ayto-cartaya.es. http://www.ayto-cartaya.es/

Ou contactos específicos (ver cartaz e sites) e os bloges:

- http://www.jdbguadiana.blogspot.com/
- http://www.juegosdbguadiana.blogspot.com/

Sem comentários: